domingo, 9 de setembro de 2007

1. INTRODUÇÃO

«leia-se como se quiser, pois ficará
sempre errado».

«Meu Deus,
faz com que eu seja sempre um poeta obscuro.»


(Helder,1995:162)

Nos anos sessenta surgiram vários autores na poesia portuguesa e foi durante essa década que Jorge de Sena e Luiza Neto Jorge consumaram o acervo mais importante da sua produção. Duas poéticas, a de Luiza manifestando-se em palavras-imagens enquanto unidades de significação num discurso entrecortado, curto, contido, e a de Jorge de Sena de uma discursividade fluida, marcada, (recuperando veios formais e temáticos de carácter classicizante), sincrética (porque integrando e trabalhando processos discursivos de variadas escolas), ousada, carnívora. Encontramos na poética neto-jorgiana a resistência, mediante uma poesia sobrecodificada, densa de uma enorme riqueza de sentidos, convocando a sexualidade, erotizando a escrita e cuja espessura poética resiste a leituras lineares; e em Sena temos a oposição verberatória do Portugal da mediocridade política e intelectual, «[Pátria] Torpe dejecto de romano império; / babugem de invasões; salsugem porca / de esgoto atlântico; irrisória face». A produção poética neto-jorgeana é uma poesia de insurreição, de revolta, e o lugar que nela é ocupado pelo corpo e pela sexualidade contribui maximamente para esse resultado, fazendo com que se aproxime não só do âmbito da luta feminista que acompanha os anos em que vai sendo publicada, mas também do âmbito mais alargado da resistência ao sistema de valores promovido pelo Estado Novo.

7 comentários:

elprincipito disse...

The Truth is Out There.

Steve Ballmer disse...

hola

Marcel disse...

Thank you for your kind words about my Sitka Daily Photo Blog. Peace!

Natural Naturalmente disse...

Obrigada pela visita. Aproveito para convidar para passar no novo espaço.
www.leitedaterra.blogspot.com
Um Abraço
Márcia

TODO NOSSO disse...

JOSHUA, PASSANDO PRA AGRADECER SUA ADORÁVEL VISITA E DIZER Q SEU BLOG É MARAVILHOSO!!!CHEIO DE LITERATURAS RIQUISSIMAS,ADOREI!!
ABÇO DE UMA BRASILEIRA COM SANGUE PORTUGUES!!!APAREÇA MAIS VEZES!!!
BJ ELANE!

HJH SITI RAHMATIKA BINTI HJ MD JAAFAR disse...

Thanks for the comment.

Zeze Mendez disse...

Me sinto lisonjeado em poder desfrutar desses escritos tão valiosos, desejo que estejam bem e que tenham uma ótima quinta feira, fiquem com Deus, abraço.